UNEBmail
Sistema de Bibliotecas
Portal do Servidor
Moodle UNEB
POA-Web
PIT Eletrônico
Contatos
Institucional
  NOTÍCIAS
Buscar notícia:
Portal UNEB / Notícias
24/07/2009
DOCENTES DAS REDES PÚBLICAS: 20 MIL VAGAS
UNEB integra novo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) - Universidade vai beneficia 20 mil docentes das redes públicas estadual e municipais - Candidatos devem confirmar inscrição até 31/julho, via Internet

Um crescimento de 1.200% na quantidade de vagas que estão sendo oferecidas para a graduação de educadores sem licenciatura na rede pública de ensino na Bahia.

Esse é o resultado da nova parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp), e o Ministério da Educação (MEC), que lançou em maio deste ano o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

O salto de 1,7 mil para mais de 20 mil vagas oferecidas pela UNEB no estado, foi possível graças ao montante de R$1, 9 bilhão, que o governo federal está investindo na formação de 51 mil professores da rede pública estadual e municipal de ensino, em todo o país.

As inscrições para o programa nacional podem ser feitas até o dia 31 de julho, exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico Plataforma Freire do MEC: http://freire.mec.gov.br/ssd/index/.

Segundo Norma Neyde, assessora para Programas Especiais (Aspes) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB, as inscrições para o programa da universidade têm uma característica particular.

Em marços de 2009 a UNEB recebeu mais de 20 mil inscrições para o Proesp, as quais já estão sendo migradas para a Plataforma Freire. Por conta disso, os professores vão precisar apenas acessar o site do MEC para confirmar a opção de graduação desejada”, explica a assessora.

Formação cidadã

Em observância ao programa nacional, a UNEB vai formar educadores do magistério público que estão em três condições distintas: os que possuem apenas o segundo grau; aqueles que não têm a formação adequada para a disciplina a qual lecionam; e o bacharel sem licenciatura.

Para os professores sem diploma, a graduação é de 3.200 horas - sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado.

Já para aqueles que possuem uma licenciatura, a nova graduação tem 1.200 horas, para curso fora da área de formação, e 800 horas, para curso na mesma área de atuação do professor, na forma de estudos complementares que o habilitem ao exercício da profissão.

Para o docente da UNEB, José Bites, que compõe a equipe da Aspes, a capacitação dos professores estaduais e municipais da rede pública ajuda a resolver um problema crônico do país.

A qualidade de formação dos professores influencia fundamentalmente na formação do cidadão. Só na Bahia, cerca de 70 mil professores não são formados. Portanto, esse programa vai ajudar, de forma significativa, a mudar essa realidade”, avalia o assessor.

330 mil graduados

O programa federal, lançado em 28 de maio, pretende formar entre 2009 e 2011, 330 mil educadores. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância.

Os cursos de formação inicial ou continuada serão oferecidos por instituições públicas de ensino superior (IES) em 21 federações do país.

No estado, além da UNEB, quatro universidades participam, em 56 municípios, do plano de formação: as estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), e a Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb).

Para a formação de professores da educação básica, o MEC e as IES realizaram parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Bahia, também participa da parceria o Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Informações: Prograd/Campus I - Tel.: 3117-2356.

[Texto e imagem: Ascom/UNEB] vs/vm

Notícias relacionadas

14/05/2009 > Ministério da Educação (MEC) renova convênio com a UNEB para oferta de Ensino a Distância (EaD) no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Instituição oferece cerca de 3 mil vagas em cursos pela UAB e deve participar do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - Leia REPORTAGEM

16/03/2009 > UNEB inscreve para processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp) - São oferecidas 1,7 mil vagas para docentes de redes municipais, cujas prefeituras tenham aderido ao programa - Inscrições até 31/março, exclusivamente via Internet

15/01/2009 > UNEB inscreve para processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp) - Nesta quarta etapa, estão sendo oferecidas 1,7 mil vagas, cerca de 90% superior à seleção anterior - Inscrições: até 28/fevereiro, via Internet

10/04/2008 > UNEB inscreve para o processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino (Proesp) - São 900 vagas para docentes de 295 municípios - INSCRIÇÕES PRORROGADAS até 30/maio, nos departamentos e pela internet

 
 
 
DOCENTES DAS REDES PÚBLICAS: 20 MIL VAGAS
Universidade do Estado da Bahia - UNEB. © Todos os direitos reservados.
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.195.001. Tel.: 71 3117-2200.